quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Arte na Educação


O estreitamento dos laços entre a arte e a educação é de suma importância para o desenvolvimento de crianças e jovens. Adepta dessa lógica, a cidade de Valparaíso no Chile abrigou X Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura, no mês de julho. O encontro destacou a questão do trinômio Arte-Educação-Cultura, abordando numa visão integral, as funções e objetivos da educação artística no sistema escolar de forma geral. Outro ponto debatido foi a ampliação do acesso à cultura como decisiva na formação e consolidação da escola e de centros culturais.

O encontro contou com a participação de Ministros da Cultura de todos os países da ibero-america que firmaram a Declaração de Valparaíso. O documento estabelece iniciativas conjuntas para fortalecer os laços entre educação e cultura nos países. A ação integrada de educação artística, cultura e cidadania, e seus benefícios para os alunos em todas as fases da educação, e para aqueles com necessidades especiais, foi outro plano desenvolvido no encontro. A arte vem se firmando cada vez mais, em todo o mundo, para além de suas concepções estéticas. Através de sua interdisciplinaridade, se afirma como suporte educacional para o crescimento e o desenvolvimento dos indivíduos.

Na Bahia

O Centro de Educação Especial do Estado da Bahia (CEEBA), localizado no bairro de Ondina. é um espaço que atende crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, através de atividades complementares. A Instituição conta com o trabalho de diversos profissionais, dentre eles, psicólogos, professores, e pedagogos. A arte é explorada conjuntamente com o conteúdo educacional no Centro, obedecendo o conceito de arteterapia. Segundo Valda Bulhões, professora de teatro e artes plásticas do CEEBA, esse tipo de atividade usa a arte como meio de expressão pessoal para comunicar sentimentos, ao invés de ter como objetivo produtos finais esteticamente agradáveis a serem julgados segundo padrões externos.

Valda acredita que a arte contribui demais com o desenvolvimento educacional e social de crianças e jovens, pois permeia todas as áreas do conhecimento. “Porém boa parte dos educadores não dão valor a arte como ferramenta educacional, não entendem e não crêem na sua importância, o que é um grande equivoco, pois a arte trabalha exaustivamente a criatividade e facilita a relação professor e aluno” completa. A professora afirmou ainda que a arte deve ser vista como uma forma de expressão acessível a todos, não apenas aos que têm algum talento artístico.”

O Teatro

O teatro é outro nicho cultural desenvolvido pelo Centro de Educação Especial do Estado da Bahia (CEEBA) . Por envolver todas as linguagens, já que comporta as artes plásticas, música, literatura e expressão corporal, a orientação teatral vem contribuindo decisivamente para a evolução dos alunos. Henrique Dias é aluno do CEEBA e adora as aulas de teatro, assim como tem um carinho enorme para com a professora Valda Bulhões. “O teatro vem me ajudando muito, agora sou menos tímido e consigo expressar minha opinião e o que eu sinto. Muitos colegas não falavam nenhuma palavra passaram a falar também após as aulas de teatro” afirma Henrique. A professora Valda acredita que o teatro possibilitou uma evolução incrível dos alunos, que passaram a se socializar com a comunidade e entre eles próprios.

A professora Ivana Cabral é formada em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trabalha juntamente com Valda na Oficina de Teatro com os jovens do CEEBA As professoras estimulam a leitura, imaginação, criatividade e expressão corporal dos alunos, promovendo sempre a participação deles, através de suas opiniões e percepções sobre os mais variados assuntos. Este é o segundo ano da Oficina de Teatro e, segundo Ivana, o teatro possibilita autonomia aos alunos especiais, fazendo com que eles construam sua percepção de mundo desde a auto-expressão à auto-imagem, nessa sociedade que exclui muito. O teatro os fortalece, enquanto grupo, construindo o senso de coletivo. Ivana acredita que o teatro é a arte de descobrir e descobrir-se, de saber ter consciência do que se pode e do que se tem direito.

A Música

Todos os formatos artísticos podem contribuir de alguma forma para o desenvolvimento de crianças e jovens, por trabalhar sempre com cognição e imaginação, acredita a professora Valda Bulhões. Muitas escolas vem utilizando a música nas salas de aula como um suporte para o aprendizado. Roberto Possidio é músico, produtor musical e já foi professor de inglês do ensino fundamental. Ele afirma que a música é uma ferramenta bastante valiosa na educação, seja ela infantil ou adulta. “Ela consegue abrir canais de percepção, estimula a inteligência e é também, um elemento de sociabilização, propondo o desenvolvimento de atividades em grupo, onde cada um vai encontrar o seu lugar e interagir harmoniosamente” completa Possidio.

No Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), as professoras Valda Bulhões e Ivana Cabral, utilizam da música como um suporte de aprendizagem. Elas inserem a música na sala de aula constantemente, promovendo sempre debates entre os alunos a respeito das percepções e sentimentos que as músicas passam, analisando o conteúdo. Ivana acredita que a música é essencial no ambiente escolar porque ela une as linguagens, e contribui para que os alunos tenham uma maior capacidade de memorização. “Na educação especial, a música como um suporte torna-se ainda mais necessário, devido a dificuldade de memorização que eles tem, ela ajuda demais, sobretudo aqui na Bahia, onde o povo é muito musical e a música está presente nas raízes de toda nossa cultura” completa Ivana.





O músico Roberto Possidio fala da relação da educação com a música
Disponível também no Educação em Pauta

7 comentários:

Paulo Cavalcanti disse...

a bahiaa, a energiaa

Sparky disse...

É importante a existência de órgãos assim, que promovam a cultura de todas as formas na comunidade, uma pena não ter algo assim aqui em Belém, ou se tem, não tem divulgação =P

Anônimo disse...

concordo, a música na educação é muito útil por fazer parte de todas as culturas...algo que está ao nosso alcance sempre.

Thiago Pacheco disse...

hey cara!
gostei do q vi aki!
um texto bem elaborado, mostrando q vai ser um bom jornalista!

meu primo q deseja ser jornalista tb, adoraria ver esse seu blog!

e viva salvador!
moro aki e vejo muito desses projetos, só tem a crescer!

abração!

MaxReinert disse...

como já dizia Lorca:

"Um povo que não cultiva seus artistas está morto!"

Muito boa matéria!!!

Danilo Venâncio disse...

como músico, e "ator" (ou tento ser ^^) eu diria que, pelo menos aqui em São Paulo, ocorrem de fato tais programas de inclusão da arte no geral na educação...

todavia, estes programas nem sempre são divulgados ao público massivo, oque é muito ruim...não sei se é assim ai na Bahia, no mais, muito boa a matéria, muito bom o blog, melhor blog de jornalismo que eu vi por enquanto

abraço

Anônimo disse...

obrigada pelo elogio ao meu blog, sempre bem vindo por la,
abraço.